PUB

Vai ao concerto da Taylor Swift? Cuidados a ter antes, durante e depois

20 Mai 2024 - 02:55

Vai ao concerto da Taylor Swift? Cuidados a ter antes, durante e depois

A Eras Tour, a digressão mundial de Taylor Swift, vai passar por Lisboa nos dias 24 e 25 de maio e levar ao Estádio da Luz milhares de swifties (nome pelo qual são conhecidos os fãs da cantora).

As portas deverão abrir pelas 16h00, e o espetáculo principal terá uma duração superior a três horas, sendo precedido de um concerto de abertura da banda Paramore. Espera-se, por isso, um dia longo e intenso, sobretudo para quem quiser chegar mais cedo ao local do evento na tentativa de conseguir um lugar mais próximo do palco.

A pensar nisso, a especialista em Medicina Interna Ana Isabel Pedroso enumera os cuidados a ter antes, durante e depois do concerto para garantir uma experiência saudável.

PUB

Antes do concerto

Os cuidados para prevenir problemas e desconfortos durante o concerto começam em casa, e vão desde a escolha da roupa à alimentação. Nesse sentido, Ana Isabel Pedroso aponta que, “como já sabemos que vamos lá passar muito tempo, convém ir o mais confortável possível”.

Começando pelo outfit, a médica aconselha “escolher roupa confortável, que não seja muito justa” e, de preferência, “de algodão”, para o caso de ter calor e sentir-se a “dilatar”.

Como é provável que haja várias horas de exposição ao sol, é importante também “levar um chapéu” e “aplicar protetor solar, pelo menos, antes de sair de casa”. Se for permitido entrar com este tipo de produtos no estádio, o ideal é levar o protetor solar consigo e reaplicá-lo, várias vezes, ao longo do dia.

Quanto à alimentação, é recomendado comer antes de sair de casa e apostar em “refeições leves, frescas e nutritivas”, como “uma boa salada”.

“Não vamos querer ir para um concerto depois de comer uma feijoada. É melhor optar por algo que não nos dê uma digestão muito pesada e demorada”, sustenta.

Pela mesma ordem de ideias, é importante também “levar água e comida” para garantir que se mantém hidratado e nutrido enquanto está na fila de espera para entrar no estádio.

Quem faz “medicação crónica” deve lembrar-se de a tomar no dia do concerto, no horário habitual, acrescenta a especialista em Medicina Interna.

Durante o concerto

Num concerto de várias horas de pé, a dançar e a cantar, “perdemos líquidos” e há sempre o risco de desidratação. Por isso, recomenda Ana Isabel Pedroso, mesmo durante o espetáculo, deve-se tentar “ir bebendo água” e, “se for necessário, comer”.

PUB

No mesmo sentido, tanto antes como durante o concerto, deve-se evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, porque “o álcool acaba por desidratar, se consumido em excesso”.

Embora não seja algo “obrigatório” para toda a gente, pessoas mais sensíveis ao barulho podem beneficiar da utilização de tampões ou abafadores de ruído.

Depois do concerto

No final do concerto, lembra Ana Isabel Pedroso, “é preciso perceber que já se teve muita atividade física” e, por isso, deve-se “descansar”, manter níveis de “hidratação” adequados e apostar numa “alimentação cuidada e nutritiva”.

LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:

PUB
20 Mai 2024 - 02:55

Partilhar:

PUB